Decoração: 4 Dicas para espaços pequenos

A tendência do mundo todo é reduzir os espaços. Quem vive em uma casa pequena ou aluga um apartamento sabe que qualquer espacinho livre faz muito diferença. Nesse caso, pensar pequeno pode ser uma ótima opção para decorar: pequenas prateleiras, pequenos nichos e outros espaços exclusivos podem a deixar o ambiente da casa elegante e minimalista. O segredo é manter áreas abertas para criar pontos de respiro na decoração e deixar casa com mais vida.

Mas fique tranquila, mesmo em um quarto pequeno você pode usar grandes peças de mobília. Dependendo da forma que você arranjar o mobiliário , as peças de grande dimensão podem dar a uma pequena sala um sentimento acolhedor e minimalista. Mas é crucial pensar em um layout adequado – assim o tamanho do quarto vão determinar quantas peças podem caber confortavelmente. Separei as 6 principais dicas para você decorar sua casa sem precisar gastar uma fortuna móveis planejados, dê uma olhada:

Tamanho e função

Na maioria dos casos, mobílias e acessórios multifuncionais são mais adequados do que “móveis que cabem” quando o assunto é decorar espaços pequenos. Quer um exemplo? Assentos podem ser ótimos lugares para guardar coisas – veja os pufes baú. Digamos que você precise criar um espaço multiuso em um cômodo pequeno. Pense em adquirir um sofá-cama assim você terá um quarto de hóspedes sempre que precisar. Ou você pode guardar a televisão e outros eletrônicos sem problemas em uma estante armário. Uma mesa de centro pode ser usada como mesa de escritório e caixas decorativas podem ser usadas para o armazenamento do material do escritório.

unnamed

Iluminação

Um dos maiores truques para criar ilusão de espaço é aproveitar janelas e criar arranjos com espelhos. Quanto mais diversificado forem os tipos de iluminação, maior vai ser a sensação de profundidade. Mas não saia pendurando luzes de natal por tudo quanto é canto para aumentar o espaço, comece fugindo da iluminação central e assim não terá erro. É sempre bom ter três diferentes fontes de iluminação, como por exemplo luz natural de uma janela, luzes no teto e lâmpadas de chão. E muitas vezes nem é preciso gastar muito com lâmpadas e spots, uma simples persiana pode fazer uma grande diferença na iluminação natural do ambiente. Esses são os principais elementos para criar a ilusão de amplitude no espaço.

unnamed (3)

 

Tire as coisas da vista

Nada contribui mais para a sensação de espaço apertado do que a bagunça. Mas armazenar é cada vez mais difícil conforme o espaço diminui. Para evitar cair nessa armadilha, repense como e onde você quer sua mobília. Um armário de quarto pode funcionar muito bem na sala de estar. Ele pode fornecer espaço para guardar revistas, roupas de cama extra, toalhas de mesa, ou qualquer um desses itens que você simplesmente não achava lugar para guardar.

Uma coisa que sempre faço para facilitar meu arranjo é me inspirar em outras decorações. Por exemplo, verifique catálogos de lojas do exterior e confira sites com ambientes prontos, como salas decoradas e marque tudo no seu Pinterest. Assim você vai ter um mapa visual para seguir.

unnamed (1)

Acessórios

Quando se trata de acessórios, peças maiores e mais dramáticas são melhores que muitos itens pequenos, que fazem o espaço parecer menor e juntam poeira. As vezes um vaso de flores em algum canto traz mais interesse que um grande lustre no meio da sala. Essa utilização inteligente dos acessórios ajuda a garantir que a casa pareça aconchegante sem parecer apertada ou exagerada.

unnamed (2)

Post feito por: Bia Gonzalez: carioca, arquiteta, apaixonada por internet e blogueira do Decorafino. Espero que tenham gostado!

Comentários

Comentários

4 Comments on Decoração: 4 Dicas para espaços pequenos

  1. Júlia Anjos
    October 13, 2015 at 5:00 pm (2 years ago)

    Que bom que te ajudou Bárbara! <3

  2. Letícia Mota
    December 2, 2015 at 12:25 am (2 years ago)

    Eu tenho esse probleminha com espaço, eu durmo com minha mãe! ai você imagina ter que enfiar um monte de livro, decoração, presente de amigo e urso de pelúcia em um quarto minúsculo :p A ideia das caixas decorativas e das persianas eu até queria adotar, mas imagina, a janela do meu quarto nem tá abrindo por causa da cabeceira da cama!
    Beijos, sucesso ai no blog!
    blogestrelasdepapel.blogspot.com

  3. Júlia Anjos
    December 13, 2015 at 5:54 pm (2 years ago)

    Espero que consiga conciliar seu espaço com uma decoração legal, Leti! Beijos, sucesso em dobro! :*

Leave a Reply